quinta-feira, 10 de maio de 2012

À sombra do AI-5

Direto aos fatos:

O Sr. Marcelo Bancalero parece que sente na pele o mesmo que os opositores da ditadura militar sofreram há alguns anos no Brasil. Refiro-me, evidentemente, à cômica tentativa de expulsá-lo da Academia Votorantinense de Letras de um modo bem semelhante àqueles praticados durante a vigência do AI-5. Seu crime? Posicionar-se ideologicamente, com fervorosidade, àquilo que acredita de forma sistemática.
Será que a ideologia tornou-se algo tão abominável a ponto da arte não mais ter a prerrogativa de ser engajada? Ao que me consta, a boa arte sempre foi engajada politicamente, sempre teve um viés à esquerda, e, inevitavelmente, sempre aludiu a questões sociais, econômicas, políticas, filosóficas etc.
Em que se pauta a Academia Votorantinense? Na prática de bons costumes que mais se assemelham a perpetuação de condutas conservadoras, atrasadas e anacrônicas? Ou na plena liberdade artística, onde seus integrantes são atores livres para a produção textual?
Até onde conhecemos, os maiores escritos a nível nacional, e mundial, não foram concebidos por pensadores extremamente críticos e talentosos? Exemplos, temos aos montes: Gregório de Mattos, Carlos Drummond de Andrade, Machado de Assis, Clarice Lispector, Willian Shakespeare, Tolstoi , Dostoiévski e tantos outros que contribuíram significativamente para formular teses filosóficas para uma melhor compreensão de nossa realidade política, econômica, cultural, religiosa, sexual etc.
Nesse momento, o que está em jogo é a credibilidade da Academia Votorantinense. É nesse momento que ela irá mostrar a que veio. Ou prima pela liberdade de expressão e pelo pleno direito de seus membros de produzirem textos de acordo com suas ideologias, ou demonstra claramente seu saudosismo àquelas práticas que aconteciam corriqueiramente nos porões das delegacias nos idos dos anos de 1970.

Obs.: O Sr. Marcelo Bancalero é editor chefe do Blog Xeque-Mate Notícias, o segundo portal de notícias mais acessado de Votorantim, atualmente com cerca de 100 mil visitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário