quinta-feira, 10 de maio de 2012

Manifestações de apoio a Marcelo Bancalero

"Olá Marcelo, fiquei sabendo que estão querendo te tirar da Academia Votorantinense de Letras, Artes e História pelo simples fato de você manifestar sua opiniões, que ABSURDO! quer dizer que para ser membro da Academia tem que "rezar" conforme a cartilha de quem manda lá? Estão querendo tirar do cidadão Marcelo Bancalero o seu direito constitucional de manifestação de pensamento, o art 5º da CF/88 em seu inciso IV diz claramente "é livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato", o que me parece, se essa exclusão realmente acontecer será uma verdadeira afronta ao texto constitucional, além de ser um enorme retrocesso, nos levando novamente aos anos de chumbo da DITADURA MILITAR onde pessoas eram perseguidas e até mortas por expressarem opinião contraria ao regime.
Acadêmicos como você tem a obrigação moral de levar ao conhecimento de todas as pessoas as verdades que ocorrem em nosso dia a dia, jamais poderia ser suprimida sua liberdade de expressão, de religião, de pensamento politico ou qualquer outro direito a todos garantidos pela nossa carta magna.
Se essa exclusão realmente vier a se concretizar será uma verdadeira punição a quem sempre procurou levar informação aos que dela necessitam, pois só acompanha seu blog, sua pagina no face e outras em outras redes sociais que quer, ninguém é obrigado a acompanhar as noticias e os comentários por você postados, se o fazem, fazem porque consideram de relevância e utilidade os assuntos por você abordados e principalmente pela maneira que você os aborda.
Enfim, meu caro POETA, espero que essa aberração contra a liberdade de expressão não venha a acontecer em nossa querida cidade, pois sentirei vergonha de ser Votorantinense se isso acontecer aqui, pois será um verdadeiro atentado contra a cidadania e a liberdade conquistada a duras penas por nosso sofrido povo brasileiro.
DEUS ME LIVRE DE TER QUE ME ENVERGONHAR DE SER UM SER PENSANTE E COM OPINIÕES PRÓPRIAS.
FORÇA Sempre
Não desista, lute pelo seu Direito, e conte com esse povo maravilhoso de nossa cidade para te apoiar."

(Luiz Camargo)


___________________________


"Crescimento de opiniões, pensamentos, ideologias, diferentes pontos de vista tem marcado o crescimento de uma nação justa e coerente onde a democracia mostra que somos iguais e ao mesmo tempo diferentes, isso, iguais como cidadãos com o mesmo poder de voto, independente de classe social, raça ou dogmas, mais também com a beleza de sermos diferentes nas nossas expressões, pensamentos e convicções, isso faz do Brasil um pais maravilhoso, agora, penso eu como uma Academia de Letras de uma cidade em prospero crescimento pode atraves de alguns dinossauros que lutam contra a beleza da liberdade de expressão que nos faz uma nação maravilhosa com respeito ao que cada um pensa, querer que um integrante de sua grade de artistas não mostre atraves de sua forma ideológica partidaria, onde ele de uma forma irreverente e bem humorada, passa sua forma de pensar, gosando de sua liberdade de expressão notícias sobre a politica de Votorantim, agora penso eu, se um grupo de opositores fragilizam a liberdade de expressão em uma Academia de Letras fragilizada em um estatuto inconstitucional (segundo informações a mim passadas), que quer limitar a liberdade em nome de conduta, que letras são estas? Acredito que não são do nosso alfabeto, pena que nesta academia existem pessoas boas que não tomão atitude sobre o assunto em nome de uma postura ridicularizada pela falta de bom senso.
Amigos leitores, sera que se esse grupo em uma hipotese pequena é claro, subisse ao governo de nossa cidade, quanto perigoso seria para nossa liberdade de expressão, esses que não gostão da verdade, que gostão de serem bajulados e que narcizos são desde a infancia.
Vamos apoiar a verdade, a suprema Constituição Brasileira e a maravilhosa liberdade de expressão, Marcelo Bancalero não se cale!"

(Ivan Teles)


__________________________


"Marcelo Bancalero estou acompanhando por aqui essa discussão sobre seu afastamento da Academia Votorantinense de Letras, Artes e História, e fiquei tentando elaborar melhor meus pensamentos e entendimentos sobre a questão para poder me manifestar sobre, porém, a cada hora que tento entender tal situação, surgem mais e mais questionamentos a respeito dessa atitude, num país democrático, pós ditadura militar, onde não se cabe mais censura, e liberdade de expressão, não poderia estar havendo esse tipo de situação!
A Academia Votorantinense de Letras, Artes e História, não pode legitimar tal atitude, olhando um membro só por um viés, esquecendo da sua totalidade, ou não foi por isso que o escolheram? Ou a intenção da Academia é apenas de ter pessoas que assumam papéis e personagens fictícios, e se esqueçam de serem cidadãos, pessoas humanas e que articulem idéias na cidade de Votorantim? è isso que essa Academia quer fomentar? Se for, é melhor você sair mesmo, porque "Acadêmicos de Gabinete" o mundo está cheio, e esse lugar realmente não lhe cabe pois você não é mais um, você Marcelo não é "mais do mesmo", e a cidade de Votorantim precisa de você por inteiro, do ser humano que é, imortal ou não."

(Edna Araújo)


__________________________


"Marcelo.
Atitude e justiça.
São os requisitos indispensáveis à democracia. Você tem os dois. Não se preocupe, todos estão de olho. Continue com seu trabalho, denuncie o que está errado.
Pressão e intimidação, atitude que só tem aquele que deve."
(Luciano Leão)

__________________________

"Conheço Marcelo Bancaleiro, desde os idos da década de 90, do século passado. Quanto eu fazia trabalhos de teatro institucional e ele era um operário, em uma fabrica de cimento.
Quase um menino, tinha o apelido de Vovô. E nos assistia em varias apresentações, nos seguia, praticamente.
Os anos passaram, nos reencontramos no mesmo partido político, ele ainda operário, pai, militante por melhores condições de moradia. Um bravo lutador.
Depois de alguns anos, o reencontro. Agora já um estudante de psicologia, blogueiro e aspirante a escritor.
E pude compartilhar com ele, sua resplendorosa alegria ao ser convidado a integrar o quadro de "nossa" Academia.
Portando é com muito estranhamento e pesar, que tomo conhecimento da sua possível "exclusão" do chá que se toma de terno e gravata, na sede da AVAM.
Penso que ser um acadêmico, não significa que este não posso ter opiniões, se expressar. Afinal, vivemos num regime democrático, onde o direito de dizer oque pensa, nos é garantido pela Constituição.
Espero que os respeitáveis senhores e senhoras, não tomem essa extremada medida, ao meu ver injustificada. A menos que se tenham provas cabais que sua conduta contradiz com sua condição de acadêmico, que no meu parco entendimento de academicismo, parece não haver.

Só para colorir a conversa, segue a letra e um link, do grande mestre, e não acadêmico Tom Zé.
(Zé Bocca, ator e contador de histórias e não membro da Academia Votorantinense de Artes e Letras)

Burrice
Tom Zé

Veja que beleza
em diversas cores
Veja que beleza
em vários sabores
a burrice está na mesa
Veja que beleza

Refinada, poliglota
anda na esquerda, anda na direita
mas a consagração foi o advento da televisão

Veja que beleza
em diversas cores
Veja que beleza
em vários sabores
a burrice está na mesa
Veja que beleza

Ensinada nas escolas, universidades
e principalmente na academia de louros e letras ela está presente

Senhoras e Senhores, se nesse momento solene não lhes proponho um feriado comemorativo da sacrossanta glória da burrice nacional, é porque todos os dias, Graças a Deus, do Oiapoque ao Chuí, ela já é gloriosamente festejada!"
(Zé Bocca)

__________________________

"Marcelo Bancalero fiquei sabendo do que aconteceu, espero que a justiça seja feita, pois sua posição política não deve interferir na sua situação de acadêmico, isso se chama LIBERDADE DE EXPRESSÃO. O simples fato de você fazer publicações sobre algo, não são provas de que você é insuficientemente não digno do que conquistou ao longo da sua vida. Se existem pessoas que tem medo de um cidadão se expressar, como optar à uma vida pública então? "Para que sair na chuva se tem medo de se molhar???". Meu apoio e de meus entes você tem, sem dúvidas!!!"
(Willian Leite)

__________________________

"Caro Marcelo, fiquei sabendo do acontecimento, que envolve você e a Acadêmia Votorantinense de Letras. Na realidade, essa perseguição, traduz o quanto o debate político-crítico, não somente incomoda, mas fere a postura conservadora de algumas pessoas.

Não tem cabimento, essas pessoas formarem um dossiê das suas postagens aqui no facebook, alegando que isso seja prejudicial para a entidade. Prejudicial, é a postura que essas pessoas adotaram, de através de ameaças, calarem a sua liberdade de expressão. Isso sim, é prejudicial para a democracia. Sinceramente, a decisão de tirarem você da Acadêmia, é praticamente impossível, caso, obviamente, a alegação deles seja a sua postura política. Agora, se isso acontecer,é porque - "existem mais coisas entre o céu e a terra, do que sonha a nossa vã filosofia" Shakespeare . Estamos juntos. Nos mantenha informado sobre o desdobramento dessa situação."
(Lúcio Costa)

___________________________

"Fiquei sabendo agora que estão querendo dar golpes baixos à sua pessoa. Envolver a Academia Votorantinense de Letras é um absurdo sem igual. Deveria comentar com eles pra tentarem entrar lá. Certamente não tem essa competência.
Isso não é de se estranhar, visto de quem vem. Quando não se pode ganhar na base da verdade, vamos para o tapetão. Assim já foi pelo fato de o Pivetta ter ganhado a eleição, não vai mudar agora.
O que pesa em seu favor é... vc não precisa ser isento de opiniões, sua vida acontece antes e depois do título da academia. Nada o desabona por favor suas defesas, mesmo que políticas.
Em outras palavras, sendo mais sucinto, manda esse pessoal que quer sua cabeça, pra pqp."
(Evandro Messias)

___________________________


Sou um amante de democracia, e como tal respeito e cultuo a liberdade de expressão em seus mais diversos aspectos. Dentre estes aspectos, saliento a liberdade político-ideológica. 

Amigo, cercear a liberdade de expressão é medida temerária, própria dos déspotas e dos facínoras, para quem a liberdade do povo é um acinte aos seus "telhados de vidro".

O exercício de opções lícitas não pode ser punido de nenhuma forma em um Estado Democrático de Direito. E, como em nosso Estado vige a presunção de inocência, sua atuação foi exercício lícito de liberdade de expressão.
Pelo exposto e por corolário à jurisprudência dominante no STF, qualquer medida de exceção aplicada à sua pessoa será passível de tutela de correição judicial, por força da aplicação horizontal dos direitos fundamentais.
Não mais se tolera, hodiernamente, a supressão da palavra pela força, ainda que esta força seja a da maioria de uma sociedade...ou academia.

Havemos de lembrar que, a democracia se caracteriza pelo respeito às minorias, pois as maiorias até mesmo no Estado Natural de Barbárie souberam fazer-se respeitar.

Deste modo, e tendo por certo que suas manifestações são apanágio de sua liberdade de expressão, qualquer medida temerária imposta à sua pessoa será corrigível pelo modulador estatal de excessos - o poder judiciário!

"É melhor morrer de pé, que viver de joelhos!"
Emiliano Zapata

De seu amigo,
Manuel Gomes"
(Manuel Gomes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário