sexta-feira, 26 de julho de 2013

A ineficácia histórica do Legislativo*

    Por Fernando Grecco
   Analisando densamente a história política de Votorantim, sem muitos esforços, é possível constatar que ao longo dos anos o Legislativo municipal nunca desempenhou papel relevante que pudesse destacá-lo como um Poder realmente atuante e digno de credibilidade. Pelo contrário, desde o início a maioria dos legisladores esteve atrelada à Prefeitura, seja por vantagens espúrias ou pelos benefícios que sabemos que a estrutura do Executivo pode oferecer.
   Hoje não é diferente. A maioria, embora se proclame parte do “bloco de oposição”, expõe-se em um cinismo crônico, não obtendo êxito na tentativa de se abrigar atrás dos seus mais vis interesses. Sem sucesso, a maioria luta contra a tentação de aliar-se ao governo, já que, em nossa cidade, pratica-se uma política coronelista, varejista, com os atributos mais abjetos que podemos imaginar. Foi assim também no passado, com a diferença que o mau-caratismo de outrora não era tão revelado como hodiernamente.
   Diante dessa realidade, podemos afirmar que Votorantim não possui de fato uma oposição consistente. O que existe, na Câmara, é uma minoria ínfima que verdadeiramente se coloca do lado oposto ao governo. De resto, impera a demagogia e o oportunismo barato de quem foi eleito por uma bandeira e, abruptamente, esconde-a em nome de escusos interesses eleitoreiros. Na ausência de uma ideologia, ou mesmo de uma personalidade forte o suficiente para ir de encontro ao sistema, sobra uma deformação moral e ética que conspurca diariamente a imagem do legislativo e traz à baila a seguinte indagação: a existência desse poder é realmente necessária?
   Pobre Votorantim, cidade onde o atraso cultural do povo se alia de modo perverso ao anacronismo das elites políticas, resultando em uma sociedade pacata, de pouca expressão, sem lideranças autênticas. Estamos fadados ao continuísmo célebre das oligarquias, ao atraso político, econômico e social desmesurado que os nossos legisladores em muito contribuíram para que isso se cristalizasse em nosso meio.

* Artigo publicado originalmente na edição de 27/07/2013 no jornal Gazeta de Votorantim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário