quinta-feira, 26 de abril de 2012

Nota da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Votorantim)

Árvores utilizadas na arborização urbana (ruas e praças) devem ser apropriadas ao convívio urbano, ou seja, não podem trazer riscos às pessoas ou causar danos ao patrimônio ou equipamentos urbanos. No passado foram utilizadas árvores inadequadas: como as que crescem em demasia causando problemas de espaço ou risco de queda, as que atraem animais indesejados como os morcegos, espinhentas que podem ferir principalmente crianças, frutíferas em ruas e praças podem causar acidentes com quedas dos frutos, as que abrigam pragas, as exóticas que se multiplicam prejudicando as nativas, etc. Além disso, as árvores, como seres vivos, nascem, crescem, adocem e morrem. Quando adoecem representam riscos e devem ser removidas antes disso. Também as árvores plantadas sem planejamento em locais inadequados causam problemas.
Hoje, após décadas de estudos e experiências, já se sabe quais as espécies mais adequadas ao ambiente urbano e as técnicas de plantio (locais, espaçamento, etc.), dando preferência às nativas e não às exóticas.
No caso da praça Nossa Srª Aparecida em Votorantim, muitas árvores foram plantadas por moradores indevidamente e sem orientação. Foram plantadas árvores, a maioria exóticas, totalmente inadequadas à arborização urbana, como eucalipto (árvores de grande porte com risco de queda) e leucena (árvore invasora que prejudica a flora local), frutíferas como mangueira (cresce em demasia) e goiabeira (provoca risco de queda pela coleta de frutos por crianças) mais adequadas aos pomares domésticos, a murta (árvore proibida por lei no estado de São Paulo) que abriga pragas que afetam os cítricos, eritrine (árvore que produz espinhos) que pode ferir as pessoas, entre outras.
Foram cortadas 16 árvores entre as espécies acima citadas, mais um jacarandá mimoso e uma pata de vaca, árvores exóticas mas apropriadas para arborização, mas cortadas devido a adequação à nova planta da praça, um pau-brasil ainda em formação cortado acidentalmente em manobra da máquina e um ipê amarelo cortado indevidamente e que serão compensados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário